Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

7 de mai. de 2013

Líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão se posiciona sobre CPI da Agiotagem

Durante seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda (06), o deputado Roberto Costa, líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, afirmou, em sua opinião, não haver necessidade da imediata instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar crimes de agiotagem.

De acordo com o parlamentar, outros órgãos já estão realizando trabalhando semelhante e a necessidade da instalação da CPI se dará a partir de eventuais falhas nessas investigações. “Eu acho que toda essa situação que hoje existe no Maranhão, sobre crimes de agiotagem, já está sob investigação. A Polícia Civil, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, estão atuando nessa investigação e eu tenho certeza de que todo trabalho que está sendo feito, será realizado de uma forma respeitosa e a população do Maranhão vai ter uma resposta satisfatória em relação a esses apulsos que foram cometidos. Eu tenho certeza e quero confiar ainda no trabalho do Ministério Publico e das Polícias. Se houver algum equívoco nessas investigações, vai ser dado o direito para que a pessoa possa realmente fazer a sua defesa e também surgirá a necessidade de uma maior apuração”, afirmou o deputado.

Roberto Costa também afirmou que se solidariza com o colega, deputado Raimundo Cutrim. “Eu quero dizer que, em relação a essa CPI para a qual o nobre deputado Raimundo Cutrim está tentando colher as assinaturas, eu me posiciono contra, de uma forma muito clara. Eu gosto muito do doutor Cutrim, sei da capacidade dele, sei do trabalho prestado por ele, sei da honestidade do doutor Cutrim, mas não CPI, porque não é qualquer comissão que vai ter as condições, como a Polícia, de investigar o doutor Cutrim até porque a vida do doutor Cutrim sempre foi um livro aberto, sempre foi um livro transparente que toda a população do Maranhão conhece e sabe da forma respeitosa que ele sempre andou por toda sua vida”, destacou Costa.

Costa rebateu as críticas do deputado Marcelo Tavares no tocante à criação de CPI’s. “Agora eu quero dizer também ao deputado Marcelo que a CPI que nós fizemos aqui uma CPI que investigou o sumiço dos 72 milhões. Atualmente levantamentos mostram que mais de 40 milhões já voltaram para os cofres do Estado, os quais eram recursos que foram desviados, sendo que a população não tinha essa informação, deputado Marcelo, porque a decisão da Justiça de suspender o trabalho da nossa CPI foi exatamente usando o argumento de que, depois da CPI criada, a Justiça tomou uma decisão e fez um parcelamento desses débitos”, afirmou Costa.

Em relação à CPI da Mulher, o parlamentar esclareceu que a Comissão segue dando continuidade aos trabalhos. “Hoje nós estamos fazendo um trabalho de uma forma muito clara na CPI da Mulher, sendo agora inclusive a primeira convocada da CPI a nossa querida deputada Eliziane Gama para que ela demonstrasse quais são os casos que a teriam motivado para a criação dessa CPI. E o trabalho da comissão continua da mesma forma com a participação da nossa presidenta Francisca Primo, da deputada Cleide Coutinho, da própria deputada Eliziane, da deputada Gardênia Castelo e do deputado Magno. Agora em relação à criação de outra CPI aqui nesta Casa, se for criada, deputado Marcelo, eu quero dizer ao senhor que ninguém nesta Casa, individualmente, pode garantir relatoria ou presidência para a Oposição, por quê? A relatoria e a presidência dependem do conjunto dos membros da comissão que são os representantes dos blocos”, finalizou.