Informa Maranhão

Contato: (99) 982173212 - WhatsApp

CORONA

30 de ago. de 2013

Vereador Rogério Santos abraça causa em defesa dos dependentes químicos

O número alarmante e crescente de usuários de drogas e álcool em Bacabal tem contribuído para o aumento da violência e levado inúmeros jovens, e até crianças, a praticar roubos e furtos para sustentar o vício.
Como sempre, a família é a que mais sofre, pois sem dispor de condições financeiras para custear um tratamento nas clínicas particulares, acabam muitas das vezes desistindo de tentar salvar o ente querido da humilhação e sofrimento que os dependentes químicos passam.
O serviço público de saúde do município ainda não oferece as condições necessárias para contribuir nessa causa, e essa tem sido uma das maiores preocupações do vereador Rogério Santos (PPS).
Através de sua indicação ele solicitou do executivo municipal empenho no sentindo de elaborar um projeto que possa fazer com que o Governo Federal implante aqui uma unidade do CAPS AD.
É um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Deve funcionar durante as 24 (vinte e quatro) horas do dia, em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Oferece hospitalidade noturna a pacientes em situação de risco psicossocial que necessitem de cuidados mais intensivos.
Nas unidades existentes em outros municípios brasileiros são oferecidas atividades recreativas, educativas e profissionalizantes, como aulas de artesanato, mosaico, pintura em tela e tecido e produção de bijuterias. Além disso, realizam-se caminhadas e atividades na piscina, proporcionando mudança de comportamento e, consequente, melhora na qualidade de vida dos pacientes. Ainda, são realizadas palestras educativas pela equipe de enfermagem, psicoterapias de grupo e quando necessário, sessões de psicoterapia individual.
As chances dessa iniciativa do vereador se concretizar, pelo menos por enquanto, são remotas. De acordo com o que estabelece o Ministério da Saúde, apenas cidades com população a partir de 200.000 habitantes reúnem as condições para aderir ao serviço.
De qualquer forma outras vias podem ser utilizadas para evitar o sofrimento e a morte precoce de muitos cidadãos bacabalenses dependentes químicos.